sábado, 25 de abril de 2009

Dilma Rousseff luta contra Câncer, e agora Lula?

Por essa nem o tucano mais sarcástico poderia imaginar. Está em todos os jornais on-line e a Folha deu em primeira mão na sua versão impressa deste sábado: Dilma Rousseff retirou um câncer e está fazendo tratamento contra a doença.

A Ministra da Casa Civil, como também informou O Globo, em seu site, somente avisou ao presidente do seu estado de saúde ontem. Dilma já sabia da doença a cerca de um mês e já retirou o nódulo. Foi na biópsia que os médicos descobriram que tratava-se de um tumor maligno. O tratamento será feito por quimioterapia ao longo de 4 meses.

Após ter a notícia vazada pela Folha, a Ministra convocou a imprensa e deu entrevista coletiva no hospital Sírio Libanês, SP, para confirmar que estava em tratamento.

Além de ser uma triste notícia pessoal para Dilma, a notícia cai como uma bomba no cenário pré-eleitoral 2010. Até agora nem tucanos, nem petistas sequer imaginavam a próxima eleição sem a participação da candidata do presidente.

É claro que o acontecido não quer dizer que ela está fora do jogo político para o próximo mandato, pelo contrário, seu cancer foi descoberto ainda no início e como já foi retirado e iniciado o tratamento, apenas um retorno da doença pode estragar o planejamento petista. vide também o vice José Alencar que já reestabeleceu sua saúde e voltou a ocupar seu cargo.

Mas se o cancer não a deixa de fora, com certeza fica uma pergunta que ninguém tinha pensado antes e que deixará qualquer petista sem dormir: O que seria de 2010 se Dilma Rousseff não fosse candidata?

Sem a ministra, que está com sua imagem em plena consolidação, obtendo um grande crescimento nas pesquisas e passando a ser conhecida por uma parcela maior dos brasileiros, certamente Lula teria um problema em fazer seu sucessor. Ele pode até levantar outro nome, mas não teria a mesma força de personalidade de Dilma. O caminho ficaria mais fácil para Serra ou Aécio.

Sob o nome da ministra como candidata pesa o fato dela não estar envolvida em nenhum escandalo, ser mulher (e com isso a possibilidade de termos a primeira presidente do Brasil), ter conhecimento técnico e capacidade política. Seu único revés é uma fala muito firme e não ter o carisma de Lula. Esse segundo, não seria nem um problema tão grande, já que "ele é o cara" e nenhum dos outros pré-candidatos tem empatia parecida com o povo brasileiro.

É muito cedo para uma definição, entretanto fica uma complexa pergunta no ar: 
O que seria de 2010 se Dilma Rousseff não fosse candidata?

O que você acha? Fique a vontade para deixar sua opinião, afinal, é o futuro do nosso país!


crédito da foto: Agência Brasil

27 comentários:

marcos leite disse...

temos que lutar,mesmo que seja por uma coisa dificil!


tenha uma boa noite!

Jonh Oliver disse...

acho que nao vai fazer falta nenhuma, as chances dela ganhar sao pequenas

Furdunço disse...

tadinha da dilma!!!!

Anônimo disse...

Espero que ela se recupere e perca bonito nas urnas...

Anônimo disse...

Se a Dilma piorar, o Lula pode fazer um greve de fome para se candidatar novamente afinal virou moda.

Emerson disse...

Bom, espero que a Dilma melhore e dispute sim a eleição pra ser nossa futura presidente.
O Brasil com Lula avançou muito e tem que continuar avançando voltar pra tras com PSDB/DEM/PPS jamais.
Quem gosta do SERRA venha ver as merdas que ele e o PSDB estão Fazendo em São Paulo a 16 anos !

Brasil urgente Dilma Presidente!!!

Sóda Games disse...

Ela vai ser ser candidata. Está nas escrituras !

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Caio Rudá de Oliveira disse...

Que o tratamento tenha sucesso!

De todo modo não ponho fé em Dilma. Não será muito diferente de Lula, nem de FHC, nem de ninguém. Aliás de que adianta um cargo que só tem poder na teoria? Nenhum presidente vai mudar esse país.

Groo disse...

Rapaz, eu não sei...na verdade dá até medo só em pensar que o Nosferatu Serra poderá chegar à presidência. Eu acho, na verdade, que é basicamente "tudo farinha do mesmo saco", mas o governo Lula tem lá alguns méritos e acho até que a Dilma daria certa continuidade.

De qualquer forma, seria uma catástrofe pro Brasil o Vampiro Serra "chegar lá".

Sem a petista poderia até ocorrer um "apoio" a um PMDBista qualquer por parte do PT. Vai saber...

abs

Everton Ramos disse...

Não sei o que dizer.
Aliás, sei sim.Prefiro Heloísa Helena!

P. Florindo disse...

Acho que agora que o Lula não pode concorrer a presidência, o Brasil não tem mais nenhum ícone político para tentar a presidência. Dilma pode até ter uma imagem limpa, mas é certo que a oposição vai queimar sua imagem fazendo associação às burradas do governo Lula (escândalos, escêndalos e mais escândalos). Nessas horas, a candidata fica soterrada sob as críticas.

Houvi muita gente falar bem do Aécio e acho que ele vai ser candidato com grandes chances de ser eleito presidente.

Mas enfim, os presidentes podem até ser bons, mas não devemos esquecer que eles não governam sozinhos e que o senado e a câmara podem tornar tudo uma zona (como sempre) para defender seus interesses pessoais. E também não adianta muito o povo votar consciente e voltar a pensar em política só em época de eleição...

Astréia disse...

Não sei! Só nos resta esperar para ver o que acontece. Torço pela recuperação dela.

Agora, vou correndo fazer o teste p saber se meu cérebro é gay! Muito boa essa!kkkk

Passa no meu: http://palavrasdevaneios.blogspot.com/

Unknown disse...

Com saúde não se brinca

RAFAEL SILVA disse...

PRIMEIRAMENTE PARABENS DANI, SEU BLOG ALEM DE INTERESSANTE TEM OTIMAS MATERIAS. SEU TEXTO ESTA OTIMO! JA É UM JORNALISTA VIU! E É MUITO BOM VER QUE AINDA EXISTEM JOVENS QUE SE INTERESSAM EM ESCREVER SOBRE POLITICA, NÓS JORNALISTAS TEMOS SEMPRE QUE BATER NESTA MESMA TECLA, E ESCREVER E ESCREVER ATE QUE TODOS TENHAM CONSIENCIA DO PAPEL DE CIDADÃO QUE TEMOS.
JA SOU FÃ DO SEU BLOG!
ESTAREI SEMPRE AQUI!

Daniel A. S. disse...

Realmente, acho que os petistas iriam ficar um pouco desorientados se não pudessem contar com Dilma como candidata...

Um abraço!

http://daniel.a.s.zip.net

Pablo disse...

Acredito que a Dilma não irá receber muitos votos pq ela não aparece muito na mídia ... acho que o poder voltará aos Tucanos

http://www.toupeiracorreio.blogspot.com/

Luan F. Bittencourt disse...

Político num morre nunca!(não q eu queira q ela morra!) Não posso comentar tanto a respeito pq estou por fora desse assunto de política, mas o blog ta bem legal!

Pablo disse...

Apesar de que ainda está muito cedo para se questionar sobre 2010 sem Dilma ...

Luan F. Bittencourt disse...

Comentando post abaixo:
Muito bom o texto! Já vi o video da mulher q canta muito bem! Parabéns pelo blog!

Luan F. Bittencourt disse...

O blog ta muito show! Eu vou seguir!
abraços

Ailton Sobrinho disse...

Salut, Daniel! Obrigado pelas visitas no meu blog...

____

Acredito que o PT não tenha, por enquanto, carta na manga para indicar outro pré-candidato numa impossibilidade de a Ministra Dilma se candidatar ao governo no próximo ano. Ainda que ela se recupere, e torço pela recuperação dela, a partir de agora a cúpula do partido, ainda que não tome pública as informações, vai começar a estudar outros nomes... Afinal, as eleições estão aí e o partido, logo o que está no poder, não vai querer estruturar sua campanha eleitoral na prorrogação do segundo tempo... Em eleições, a tradição do "faz de última hora" pode ser um grande risco... Sem dúvida, o PT começa a articular outros nomes...

Pablo disse...

Eu de novo !
Blog muito bom hein !!!

http://www.toupeiracorreio.blogspot.com/

palavras ao vento disse...

agora eu acho que não e hora d epensar em eleição...espero que ela recupere bem desse cancer...boa sorte,,,pra ela....

Unknown disse...

É so ela se tratar e pronto

E ai cara belo blog

Se der de uma passada no meu

http://blogdopeus.blogspot.com/

Adm disse...

Ontem na globo news ficou mal tempao falando sobre o cancer da Dilma, não sou petista e nem sei em quem votarei ano que vem, mas acho que para o Lula a não candidatura dela seria um grande problema, ele ta apostando que ela venha a ser sua sucetora e derrepente vem uma bomba dessa, mas como vc msm escreveu , ele foi detectado cedo e todos os procedimentos foram feitos na hora certa, agora é aguardar e esperar a sua melhora ...

obs: sera que essa doença pode ter feito ela cair mas na midia ? não sei mas acho que ela ganha algo , com essa exposição, não que tenha sidode proposito mas foi algo que pensei agora >< desconcidere :D

abrçss

Adriano disse...

Eu discordo de alguns coments... adorei e aprendi a admirar o Lula... eu não votei nele... mas ele merecia o meu voto...

E acho qeu ela seria uma ótima candidata.... mass... caso isso nao ocorra eu nao sei o que vai se em 2010...

Na verdade eu me preocupo Mil vezes mais com os nossos Senadores e Deoutados, esses sim que influenciam diretamente nas nossas vidas.... elaborando e aprovando Leis.. muitas vezes de seu próprio interesse político ou particular... nós só os vemos discutindo assuntos relacionados a seus salários, suas passagens, seus benefícios.. e nada sbre nós.. seus eleitores e pessoas as quais eles deveriam estar pensando e representando...




Abrçs....

Mto bom o blgo.. política.. um tema semrpe polêmico..

http://www.colunasdehercules.blogspot.com

Anônimo disse...

Um cenário sem a Dilma? Díficil... Espero votar na Dilma em 2010 e se não for ela nossa candidata voto naquele que Lula apostar suas fichas!