sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Classe Média Legitmamente Brasileira

A pauta do post de hoje veio da sempre competente Ana Paula Padrão. A jornalista que, corajosamente, trocou ser substituta da Fátima Bernardes por buscar seu destino em outros canais, esteve no ar com uma série de reportagens no Jornal da Record sobre o A Nova Classe Média.

A nova classe média é fruto do leve desenvolvimento que estamos vendo nesse país. Aos poucos (numa velocidade que poderia ser maior) uma camada da sociedade que antes não tinha acesso a crédito e a educação de qualidade razoável, teve seu poder de consumo expandido e se tornou a grande fomentadora do desenvolvimento sustentável da nossa economia.

Como bem disse na entrevista o economista Marcelo Neri, da FVG, o sonho de consumo hoje é o sonho de um trabalho realizado. Não são apenas desejos de alguém que já está acostumado a consumir, mas sim, de alguém que hoje precisa se reincluir na sociedade capitalista.

Aqueles que estavam à margem, hoje possuem uma voz particular que precisa ser ouvida com atenção. Com a fala direta, para que esse novo mercado seja atingido.

Entretanto, o acesso aos bens e serviços tem se dado, prioritariamente pelo aumento do crédito. Hoje em dia está cada vez mais acessível o financiamento de uma casa, carro ou de estudos universitários.

Para manter essa classe média ativa, se expandindo e aumentando sua renda, é preciso um investimento forte em educação. As pessoas que antes não tinham trabalho formal, hoje anseiam por qualificação.

Enfim, embora não tenha nada contra herdeiros, é interessante ver que o país está evoluindo com o empenho e superação dos seus. Que como brasileiros, não desistem nunca!








Atualizando o texto:

Veja direto do YT as 4 últimas matérias da série:


23 comentários:

Leandro Ferreira disse...

viva ao Brasil!!!

É só dá oportunidade pro povo, que ele corre atras...antigamente não dava nada e diziam que o povo brasileiro só queria carnaval e cerveja... agora com as coisas mudando, estamos vendo que não é bem assim

abração

http://leandroferreirao.blogspot.com

Elmo Freitas & Verisnalda Costa disse...

Excelente postagem!
E parabéns a Ana Paula pela série!

'Arisaa disse...

Adoreei seu blog, diferente, com uma leitura simples e direta.! Parabéns.! E As reportagens da Ana Paula sempre foram ótimas até mesmo qdo estava na globo, aliás uma das exigencias dela ao sair da Globo era q além de ser âncora no jornal pudesse tambem continuar fazendo suas série de reportagens, e ela não deixou a desejar, garantiu seu lugar.
Sucesso.!

www.arisaanara.blogspot.com

Calcanhar de Aquiles disse...

Impecável o trabalho de Ana Paula Padrão.

Muito bacana o uso que você faz desse espaço.

Abração amigo.

phemerick disse...

Acho mto interessante a nova nomenclatura!! De toda maneira para mim a desenvolvimento não está ligado a somente em aumentar o poder de consumo de um povo...mas está na redistribuiçao da renda gerada pelo crescimento economico. Sim o poder aquisitivo, de compra, do povo brasileiro está em um leve aumento, mas ainda os pobres e miseráveis são a grande maioria. E outra aumentar o poder de consumo de um cidadão, somente isso? Educação somente para aumentar o poder de consumo... Acho q devemos pensar para q serve e a educação e o o q é consumo na sociedade capitalista.
Bem ja falei demais...é pq é um tema q gosto mto....
Mto bem posto aki no seu Blog....faz a gnt refletir..
Parabéns!!

Unknown disse...

Está aí um tema que ainda não tinha visto ser trabalhado em blogs... Gostei muito da sua postagem...
Além de informativa, foi bem estruturada!
Vou tirar um tempinho para conferir as reportagens..
Parabéns!
;D

diogo disse...

eu gosto muito dela! gostei do post, vou assistir depois!
valeu pela dica!

Anônimo disse...

Ficou foda.

Anônimo disse...

Pô cara, que bacana seu blog... agente precisa de mais notícias assim,o povo brasileiro que é acostumado a assistir tragédias tem que parar de ser pessimista, esta reportagem da Ana Paula deixa qualquer um com mais ânimo no dia a dia.



Valeu passa lá depois e ria um pouco :)
http://apertab.wordpress.com/

Hysteria Project disse...

a série está boa...
mas o desenvolvimento do país tá leeeento...

Renan Leal disse...

Ana Paula aprendeu a ser repórter, não uma aspirante a celebridade. Sou fã dos jornalistas que têm uma postura séria e respeitada. Acho complicado essa coisa de toda gostosona da playboy virar repórter, agora!

Marcel Aoki disse...

Eu adoro as reportagens da Ana Paula.
Parabéns pelo blog.
abraço

IBANEZ disse...

loco, loco,loco!!!

Brasil!!

http://deposito66.blogspot.com/

Anônimo disse...

Superconsciente o seu Blog, pelo o que estou lendo... vou seguir!

Losterh disse...

Lula: "O povo está comendo mais"
De fato, nunca houve tantas meninas grávidas.

Acho que nunca houve foi tanta esmola nessa merda. Um cidadão pode ganhar o mesmo ou até mais que você, coçando o saco o dia inteiro e fazendo filho.
E o cara ainda tem a coragem de chamar isso de desenvolvimento. Nem terminou o PAC 1 e já começando o PAC 2. Fazendo campanha pra Dilma antes do tempo, deixando em desvantagem outros candidatos e descumprindo a lei. Encobrindo a marmelada da quebra de sigilo da filha do Serra.
E trabalho, haja iniciativa privada. Fora isso, haja cargo de confiança e nepotismo dentro do PT. O marketeiro da Dilma, Duda Mendonça, era mensaleiro e já voltou as atividades normais. Dilma, a ex comandante do Var Palmares, que mandou matar gente e assaltar bancos para comprar carro e alugar apartamento pra ficar fugindo da justiça. E trabalhou com o que, a vida toda? Cargos de confiança, sugando outros malandros que não trabalhavam e ficavam fazendo greve; depois viraram heróis. Fora o Lula, em rede nacional, pedindo votos pro Netinho de Paula pro Senado de São Paulo para aumentar o apoio na câmera; fora o Tiririca, que é candidato do PT e o Valdemar Costa Neto, filho da puta e ladrão que meteu a mão legal no bolso de todo mundo na época do mensalão e agora está lá, com "Ficha Limpa" e tudo. Ainda pretendem trazer o Dirceu de volta. Lula enganando o povo induzindo a acreditar que não há mais dívida externa; jogando papel de bala no chão de congresso estrangeiro.
Prometendo e debochando de menino que queria notebook.
E a Marta, para senadora? Pô, mas já esqueceram das obras que ela deixou paradas e das poucas continuações que fez? Do uso de dinheiro público para ficar passeando por aí de avião? De usar dinheiro público pra plantar coqueiro em bairro nobre?

Cara,
Parece até piada. Tá todo mundo com Alzheimer nessa merda.

Gustavo Moraes disse...

Nuss, realmente, ESSA foi a melhor postagem do dia, apesar de não ter tempo pra comentar, mas vou adicionar e comentar depois... ficou... muito bom, sério.

Perfeito.

http://www.naoesexo.blogspot.com

Fabrício Bezerra disse...

é bom a classe média aumentar no Brasil.não sei se eu já estou na classe média;A ana paula padrão tá se superando.

Anônimo disse...

O bacana é que o próprio comércio se prepara pra atender a todos...

CFBRASIL disse...

Muito obrigado pelo comentario no blog http://explorerdigital.blogspot.com/
vlw sucesso!

Natália disse...

Eu prefiro mesmo a Ana Paula à outra o/

Kauê disse...

o Brasil precisa investir em educaçao .. pqq só dar auxilio monetário não resolve o problema

Laura disse...

òtimo post!
Ah sim, a coragem da Ana Paula Padrão para trocar de emissora foi admirável... Mas sobre a classe média, é importante que a classe média aumente, mas mais importante que isso, é que a "baixa" desapareça.

PerpLife - PerLusion disse...

Com o aumento das oportunidades de compra, emerge uma nova classe média.
Só não podemos esquecer uma coisa, são esses créditos e parcelas a longo prazo que ainda deixam o brasileiro endividado. É preciso saber agarrar esses novas oportunidades, senão, isso pode ser fatal.

Ah.. e obrigado pelos comentários. Você realmente comenta, diferente de muitos outros.
Abraço
perplife.blogspot.com