terça-feira, 21 de abril de 2009

Aprendiz 6 , Jornalismo igual a Comercial????



O Aprendiz é realmente um programa que dá gosto de se assistir. Daqui a pouco, nesta terça tem mais um episódio. Desde que assiti estava louco para comentar o anterior, exibido na quinta-feira passada (16/04/2009). A prova foi diretamente ligada a minha carreira e ver o rumo que cada grupo estava seguindo da minha passividade de telespectador, foi angustiante e vibrante ao mesmo tempo.

De um lado, um grupo já estremecido, com integrantes atuando sem unidade, mostraram que nunca conseguiram discernir o que passa durante o Telejornal do que passa durante os comerciais. No outro um grupo cada vez mais coeso.

A prova? Fazer uma matéria, JORNALISTICA, sobre planos de fidelidade das empresas aéreas, pegando como gancho o Fidelidade da TAM, que comemorava aniversário. O grupo Best, que de melhor tem apenas o nome, mostrou que só vê comercial nunca uma matéria de tv.

Justus que tanto reforçou no briefing que era para produzir um conteúdo JORNALISTICO, assistiu a uma apresentação pífia do líder Pedro, que é estudante de Comunicação, e aliás foi o eliminado da noite, para em seguida ficar atônito com o filme do grupo.

Alguém já viu por acaso no Jornal da Record ou no JN uma matéria que ao falar de cartões de crédito, por exemplo, mostrasse os cartões de uma empresa, dando as características de cada um dos modelos de cartões, falando das vantagens específicas? Imaginem a Fátima Bernardes, no auge de sua credibilidade falando de cartões de crédito e se "do nada" soltasse "Os cartões Ourocard, do Banco do Brasil podem ser usados em tais locais..." Seria de afundar o já cambalido padrão Globo de Qualidade... Pois bem, foi isso que o pessoal do Best entendeu como conteúdo jornalistico e fizeram em relação a TAM.

Será que presisamos além das vinhetas dos jornais, ter uma tarja dizendo que o conteúdo é comercial?

Maxxi, o outro grupo, pelo qual já torço desde o segundo episódio (o primeiro que assiti), por sua vez deu um show. Eles já entenderam que o algo a mais diferencia o talento. Além de produzir um conteúdo jornalistico de fato, eles tiveram a sacada e fizeram um vídeo reduzido, com legenda, e apresentaram como sugestão de divulgação em mídias de aeroportos. Caraca! Genial! Os caras não fizeram só o solicitiado, mas mostraram que não estão ali para brincadeira, que são profissionais mesmo ainda sendo universitários.

É notável o quanto um time unido e consciente pode produzir e um time em crise, em guerra, pode se afundar ainda mais. Isso para nem me aprofundar comentando o desempenho dos participantes que estudam jornalismo. A Rebeca poderia ter levantado o grupo dela e ganho destaque no programa. Mas vendo como tem gente que cai de para-quedas na faculdade isso não me surpreendeu... Pior é saber que as pessoas em geral não percebem quando está passando o telejornal e quando é o comercial.


Update: Você perdeu os episódios? Clique AQUI para ASSISTIR AOS EPISÓDIOS

Acesse o site oficial do programa

3 comentários:

Ana Paula Moreira disse...

Oi Daniel, parabéns pelo blog. Muito interessante. Tb gosto de assistir o aprendiz, apesar de só ter visto um episódio dessa temporada. Sou jornalista e realmente tem muitas pessoas que entram na faculdade sem saber porque estão ali. Tive colegas que falavam sou comunicativo por isso vim fazer comunicação. rsrsrs. Boa sorte pra vc!

Unknown disse...

o aprendiz é legal ^^

Unknown disse...

VOCE ESTA DEMITIDO