terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nosso dinheiro é um dos mais sujos do mundo

dinheiro_sujo A BBC Brasil noticiou hoje o novo ranking de corrupção da Organização Transparência Internacional. Como O Globo também informou, nosso país subiu 5 posições. Seria excelente, se não estivéssemos, na verdade, brigando pela lanterna com países como Suazilândia e Burkina Faso (?).

Numa métrica de 0 a 10, nosso país ficou com 3,7. Com essa nota, acho que nem com a tal da aprovação automática do ex-prefeito carioca César Maia o Brasil passaria de ano (sic). O tal ranking serve para avaliar a percepção de corrupção. Curioso é ser percepção

Na verdade, todo brasileiro tem muito mais que isso. Temos certeza deste que é um dos principais problemas que impedem nosso país de ser o Brasil do Futuro, muito profetizado no passado, mas que não chegou ao presente.

O lamentável é que na contramão de tudo isso, somos ricos! Muito ricos! O total da riqueza que geramos está entre as maiores do planeta. Ao dissabor disso, estamos entre os piores em corrupção. Isso mostra que poderíamos ser um país diferente. Com muito mais igualdade, já que dinheiro, na verdade, não falta.

É muito raro alguém não ter vivido uma experiência ligada a corrupção. Eu mesmo já vi de tudo um pouco. Desde o tradicional faz-me-rir deixado nas blitzes de trânsito até situações mais graves, como alguém muito próximo a mim, que embora tivesse direito, não se aposentou ainda porque não pagou suborno aos funcionários do INSS.

Recentemente a grande mídia também divulgou que as prefeituras –principalmente no interior- desviam a maior parte das receitas recebidas. É a grana que deveria ir para a saúde, educação, infraestrutura, mas pára na mão de pessoas que não têm ética. Questão de caráter. E isso é bem mais difícil de se alterar. Para sermos o que pretendemos e o mundo espera que sejamos, vamos precisar de transformação social. Onde as pessoas entendam seu papel na sociedade. Assim, chegaremos perto de sermos uma nação, onde o indivíduo não se incomode de apoderação do que não lhe é de direito.

5 comentários:

Cinthia Ferreira disse...

Muito boa a sua intenção, Daniel! Eu também sou estudante de jornalismo e admiro bastante quem toma a iniciativa de criar um blog informativo. Parabéns! Quando puderes dá uma passadinha no
http://cultucandoo.blogspot.com/ que é um blog feito para uma cadeira da faculdade ou no http://podesentar.blogspot.com que é meu blog pessoal

Fábio Flora disse...

A corrupção é um dos maiores males do nosso país, se não for o maior. Abraços e sucesso com o blog!

anonimo de salvador disse...

brasil, corrupto nessa e nas outras encarnações: tanto nas passadas qnto nas futuras.
oq podemos fazer?
achoq nada. ou lesamos ou seremos lesados.

Théo Borges disse...

Cara, realmente o caso da corrupção é muito forte da nossa cultura. ousaria dizer que vem até de berço... pois aprendemos q o pouquinho que lucrarmos, nas custas dos outros é vantagem pra nós, e para o outro... bem, vai ser soh um pouquinho mesmo... ngm vai nem notar...
uma pena..
sobre o seu texto, acho o final tem um erro de concordância de sentido, veja só:
"Assim, chegaremos perto de sermos uma nação, onde o indivíduo não se incomode de apoderação do que não lhe é de direito"
o certo, creio eu:
Assim, chegaremos perto de sermos uma nação, onde o indivíduo se incomode de apoderação do que não lhe é de direito.

valeu cara, tdo d bom e visite-me quando puder.
http://leituraopinativa.blogspot.com/

Unknown disse...

E vai continuar sendo assim por séculos! O Brasil é uma merda mesmo e tenho vergonha de morar aqui, ter os politicos que temos, a corrupção que temos e o povo que temos! Ai depois vão falar merda pra mim por ter falado a verdade! Nos somos um país de mente atrasada!