domingo, 1 de fevereiro de 2009

Recrutamento e Seleção ao Vivo na TV

Pioneiro no assunto aqui no Brasil, Roberto Justus vai ganhar seguidores. Parece que mostrar na TV como funciona um processo de seleção de pessoas pode garantir audiência. A Record, que nesse filão já fatura (e muito) com “O Aprendiz” agora vai usar a fórmula para tentar resgatar o programa da simpática e sorridente Maria Cândida.

Hoje, a versão on-line da Folha deu que a Vênus Platinada vai seguir sua concorrente para tentar recuperar a liderança da passada Ana Maria Braga. Os Marinhos têm a missão mais difícil. Enquanto a Record precisa fidelizar o horário de Maria Cândida e parar de fazer do programa dela um requentado de sua programação, a Globo precisa recriar a Ana Maria. Missão difícil, já que até a imitação do Tom Cavalcanti consegue ser mais interessante que a original. Será que a seleção de funcionários na TV salva esses dois programas?

Na TV, o processo seletivo é menos sofrível para os que selecionam que para quem o faz dentro de quaisquer empresas pelo Brasil adentro. Já tive a oportunidade de participar de muitos processos seletivos como recrutador. Garanto: É espantosa a falta de cuidado dos candidatos com o tal momento! Deveria justamente ser ao contrário, já que aquele processo pode garantir a retirada da pessoa das estatísticas do desemprego.

Não é incomum nos depararmos com pessoas vestidas como se estivessem indo a um baile funk. Nenhum preconceito, até porque gosto do ritmo, mas para cada momento uma realidade.

Como a maioria do quadro funcional de minha empresa é de jovens, vejo o quanto estamos despreparados para ser o país do futuro. Falta cuidado pessoal, capricho com o idioma, elegância na hora de disputar a vaga sem apedrejar a empresa anterior ou os concorrentes... Exatamente por isso fico feliz que a TV se infeste desse tipo de programa. Quem sabe assim as pessoas observem o quanto a disputa por um emprego deve ser levada a sério, como se concorrêssemos a um desses prêmios e empregos maravilhosos que serão distribuídos na TV. Entretenimento e serviço, é para isso que servem as concessões.

Atualizando (04/04/2009): É, a crise chegou mesmo. Ambos os programas que dariam empregos não emplacaram. O da Ana Maria nem começou. O da Maria Candida começou e foi demitido sumariamente, após algumas poucas semanas no ar. Vivemos realmente tempos difíceis. rs...

7 comentários:

Anônimo disse...

não assisto o aprendiz, mas parece ter um formanto interessante, um apresentador, nem tanto...Sobre a Ana Maria Braga, já deu não é !! assim como à Xuxa por exemplo, já deu..(em todos os sentindos) e tomara que sumam da tv mesmo...não vão fazer falta alguma.

Paloma Piragibe - PP; doisP; doisps disse...

"NA TV NADA SE CRIA... TUDO SE COPIA" CHACRINHA...
E A RECORD COPIOU O ORIGINAL - COMPROU OS DIREITOS DO APRENDIZ, E POR AÍ VAI...

CONCORDO já que até a imitação do "Tom Cavalcante" consegue ser mais interessante que a original.

Sucesso pra você, Dani. ADOREI SEU BLOG,,,
NOSSA PROFISSÃO É DIFÍCIL, MAS A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO.

2PS: ADOREI SEU COMENTÁRIO, VIU?!

Beijos e passe sempre:

www.doisps.blogspot.com

Sua formula se baseia em: disse...

Também observo esse despreparo.
Otimo texto, parabéns
Beijos;*

Anônimo disse...

O Aprendiz sim era um bom programa!
e com uma finalidade e conteúdo muito mais interessantes do que coisas como BBB9 ¬¬"

Anônimo disse...

interessante a idéia do programa.
Já a postura dos candidatos...acho que pensam que qto mais à vontade forem, mais chances terão de conseguir o emprego, pois é essa imagem que a TV faz,penso eu.
Pode ser preconceito, mas ainda acho que esse "mundo" da TV é um dos mais sujos que temos...BBB é a prova disso.
É logico que há exceções, mas nesse país, o qe dá ibope e chama atenção são escândalos, baixaria, e por aí vai...

ótimo post!Blog inteligente!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Daniel!

A ilustração do seu artigo foi no ponto. A Ana Maria Braga já deu tudo que tinha que dar na TV - é hora de investir em outros formatos e num público que gosta de informação, entretenimento e prestação de serviço. Fórmula que a Record usa e abusa no Hoje em Dia.

Enquanto isso, na mesma Record, o horário vespertino é o mais triste: reprises insistentes do Pica-Pau e o programa da Maria Cândida que poderia ter conteúdo, e não tem. Faço votos que o quadro sobre emprego seja interessante, mas tenho receio que seja só mais um game show entre candidatos a uma vaga de emprego.

Também tenho um blog jornalístico e quero lhe convidar para acessá-lo, trata-se do Café com Notícias.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Véio, resolvi te ajudar por aqui, mas pelo visto você já se virou sozinho! Ficou bem melhor assim, com os posts mais largos, dá até pra editar melhor com as fotos, ficou show! Parabéns!