segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Finados e Inesquecíveis – Alguns Brasileiros Memoráveis

Hoje é dia de festejar os mortos. Segundo o meu socorro constante, a Wikipédia, esse costume vem desde muito tempo e no século XIII, a igreja católica oficializou o dia 2 de novembro para rezar por todos os mortos pelos quais ninguém rezava durante o ano. Para os evangélicos, esse dia, além do descanso merecido do trabalho, não tem sentido, pois segundo sua doutrina não há como interceder pelos que já se foram.

Religiões à parte, todos os dias aumenta a quantidade de mortos pelos quais ninguém intercede. Somos uma sociedade que preza o benefício próprio. Poucos com muito, muitos com nada, e a vida continua. Asilos, orfanatos, moradores de rua, presos que não tem política nem chance de recuperação, políticos que tiram de quem não tem para ter mais… É mesmo melhor reservar um dia do ano para rezar por todos esses. Quem sabe diminua a nossa culpa.

Mas também tem aqueles que morreram e serão lembrados sempre. Eles marcaram seus nomes na história e merecem que os filhos dos nossos filhos saibam que existiram pessoas como essas. Como bom nacionalista, vou listar alguns dos brasileiros que estão para sempre na lembrança coletiva. Aproveite, querido leitor, para listar as personalidades que esqueci… Eu e minha amnésia…rs.

GetulioVargasGetúlio Vargas

Política

Criou a CLT, com regras que protegem o trabalhador, as quais os empresários estão sempre ávidos por diminuir. Também é pai do salário mínimo, esse que o Lula está voltando a melhorar, mas que ao criado por Vargas, valia aproximadamente mil reais. Além disso, e apesar de ter instaurado o AI5, antes de por fim a sua própria vida, ele também foi pai do ensino universitário, dos Correios, da Carteira de Trabalho..É ou não é para lembrar do cara?

OswaldoCruz Oswaldo Cruz 

Saúde

Além do castelo lindo que tem aqui perto de casa, ele fez muito mais pelo Brasil. Ele já foi parar até na nota de 50 mil cruzeiros. Cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista, Cruz foi o responsável por erradicar a febre amarela e a varíola, doenças que mataram milhões de brasileiros.

Alberto Santos DumondSantos Dumont

Tecnologia

Considerado no Brasil e em alguns países do mundo como o “Pai da Aviação”, ele foi o primeiro a provar que o vôo controlado era possível com seus balões dirigíveis. Embora algumas nações considerem os Irmãos Wright como os inventores do avião. Somente o 14 Bis de Dumont pode decolar sem necessitar de uma rampa para lançamento.


Rubens de Falco 

Cultura

Ele é um dos protagonistas do maior fenômeno da teledramaturgia brasileira. Todo mundo fala do sucesso de Lucélia mas Escrava Isaura com certeza não teria o mesmo êxito se todos nós não tivéssemos aprendido a odiar o Leôncio. No remake da Record ele deu vida ao pai do Leôncio, e ficou claro o porque da maldade do filho. Novamente atuou de forma primorosa.

f1_199302_ayrton_senna_02 Ayrton Senna 

Esporte

Sua morte antecipada, de forma brusca e televisionada colaborou ainda mais para que ele tornar-se um mito nacional. Seu talento, determinação e carisma fizeram dele um dos maiores esportistas brasileiros. Respeitado e idolatrado em todo mundo, provou que até no circo da F1, brasileiro pode mostrar o seu valor.

paulo freire Paulo Freire 

Educação

A introdução de seu perfil na Wiki diz tudo: “Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial,tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.”

E para você, qual a sua lista de brasileiros inesquecíveis?

7 comentários:

kbritovb disse...

Senna **

Macaco Pipi disse...

CARA
ESSE ERA O REI!

Macaco Pipi disse...

PARABÉNS!!

Fernando lopes disse...

Salve Senna!

Salve Freire!

E tantos outros que moram em nossas memorias!

#Marcelo disse...

Senna \õ/
Pq ele tinha que morrer :'(

bruno rodrigues disse...

senna nosso eterno idolo da f1 o melhor piloto de todos os tempos,deixara saudades eternas....

Anônimo disse...

Eu acrescentaria Machado de Assis à essa lista. Afinal não foram poucos os obstáculos que ele ultrapassou para conseguir fundar a Academia Brasileira de letras e ser o "Machado de Assis".

Gostei do post.
Abs