segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Poder de Lula

O presidente operário - Agência AFP

A menos de um ano, a mídia noticiava que o tucano José Serra seguia liderando as pesquisas de intenção de voto. Em dezembro de 2009 o instituto de pesquisa da vox populi apontava 39% para Serra e 17% para Ciro Gomes. Até então pouco conhecida, Dilma Rousseff empatava com Ciro.

Na época, todos eram apenas potenciais candidatos. O PSDB ainda estava em dúvida sobre apostar novamente no governador de SP ou se cedia aos apelos do governador mineiro e optaria por Aécio Neves. A favor de Serra, as pesquisas e o fato de já ser conhecido do povo brasileiro, devido ter sido ministro e candidato a presidência.

Contrapondo ao cacife dos tucanos, Lula, que mediante a inviabilidade de contar com José Dirceu, já anunciava ter optado pela então Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. A mãe do PAC iria mais uma vez para a trincheira, mas dessa vez em busca de votos!

O curioso é que não me lembro de um analista político ou jornalista apostar que Dilma, recém recuperada de câncer, pudesse obter os votos que seriam de Lula. Naquela época, Carlos Augusto Montenegro deu uma entrevista para a Veja cuja manchete era uma afirmação do presidente do Ibope: "Lula não fará seu sucessor."

Agora, passado o tempo, é muito interessante reler a seguinte resposta de Montenegro durante a entrevista:
VEJA - Já existem pesquisas que colocam Dilma Rousseff na casa dos 20% das intenções de voto. MONTENEGRO - A Dilma, em qualquer situação, teria 1% dos votos. Com o apoio de Lula, seu índice sobe para esse patamar já demonstrado pelas pesquisas, entre 15% e 20%. Esse talvez seja o teto dela. A transferência de votos ocorre apenas no eleitorado mais humilde. Mas isso não vai decidir a eleição. Foi-se o tempo em que um líder muito popular elegia um poste. Isso acontecia quando não havia reeleição. Os eleitores achavam que quatro anos era pouco e queriam mais. Aí votavam em quem o governante bem avaliado indicava, esperando mais quatro anos de sucesso. Trecho da Entrevista publicada na edição de 16 de agosto de 2009.

Sinceramente, o presidente do ibope deve estar aprendendo um bocado com essas eleições. A primeira grande lição é ter muito cuidado com o que fala e jamais desacreditar da força de Lula.

A menos de um mês para a votação, nota-se que nunca na história desse país houve um presidente tão capaz de transferir seu carisma e ponteciais votos para uma figura até pouco tempo desconhecida do povo brasileiro.

É tão nítida a força de Lula, que até o candidato adversário usou a imagem do presidente em seu programa eleitoral para a TV com direito a uma narração que dizia "Serra e Lula, dois homens de história, dois líderes experientes."(veja o vídeo)

Mesmo tendo em seu partido o criador do plano real, moeda que estabilizou nossa economia, o candidato peessedebista não cita nem sobre tortura que é o escolhido de FHC.

Um post para falar sobre o poder de Lula é pouco. Enquanto essas linhas são escritas Lula segue acumulando recordes de popularidade. Mantém-se ao final de dois mandatos com mais de 70% de aprovação do seu governo e as pesquisas já sinalizam a possibilidade de que Lula consiga eleger Dilma ainda no primeiro turno.

Feito raro, único e que mostra o poder de um operário que virou presidente de um país de operários.

E pensar que em 2002, a Regina Duarte tinha medo de Lula... No tempo certo ela tinha razão, se estiver no lado oposto, é preciso ter muito medo.



12 comentários:

Magê Teles disse...

Tá.! Que o Lula tem poder ninguém nunca duvidou...
Agora as pessoas vão votar na Dilma só porque ela é a candidata do Lula?? O Lula é tão soberano assim que tudo que ele fala está certo e todas as pessoas que ele confia o povo deve confiar também?
A Dilma pode ser candidata do Lula, mas quem garante que ela vai seguir o que ele começou? Quem garante que ela não vai seguir uma linha totalmente diferente ou até dar mancadas piores que o sr. todo poderoso Lula? Quem garante que não haverá outros escandalos como mensalão e afins? O problema do povo é seguir partidos, seguir idéias dos outros, ao invés de desenvolver idéias próprias, de se informar... Ta bom... Quer votar na Dilma, que vote.! Mas que vote conhecendo a candidata, que va ficar a par dos planos dela, e não porque gosta do atual presidente e ele assim falou.!! Esse é o grande problema do povo brasileiro, a ignorância... Cada um tem direito de votar em quem quiser, que votem... Mas que votem conscientes, como o texto mesmo falou a Dilma começou sem ninguém saber dela, virou candidata do Lula todo mundo quer votar... Mas quem é a Dilma? O que ela pretende fazer? Aliás... O que ela já fez? Quantas pessoas já matou? Quantos bancos e outros já roubou? Fazer guerrilha falando que é pelo bem do Brasil... Ta bom... E o dinheiro do banco que ela roubou os dois milhões de dólares na época... Foi devolvido para o dinheiro público?? Fazer e falar que foi pelo pais é bonitinho... Mas onde foi parar o dinheiro... No bolso deles né? Mais bonitinho ainda...!
Querem votar nessa bandida, votem... Mas que estejam cientes dos atos dela, e se estiverem de acordo... Ai tudo bem, vai da consciencia de cada um.!

Seja qual for o candidato, se for pra votar, que seja um voto baseado em ideias reais, que seja baseado em algo que você tem consciencia do que está fazendo, e não só porque alguém falou "Essa aqui vai ser boa..." Será que vai ser mesmo??
INFORMAÇÃO POVO.! INFORMAÇÃO.! É isso que vai fazer o pais ir pra frente, porque se depender dos nossos candidatos, qualquer um deles... A gente sabe muito bem que não vai.!

Pronto.! Está criada a polêmica.

Unknown disse...

Bom do poder do Lula eu não duvido! Infelizmente ele conseguiu uma reeleição e etc e tal. Agora convenhamos o povo nossos é muito idiota de acreditar nele, pois com todas as corrupções no governo dele e ele nunca sabia de de nenhuma?! Ainda fala como se ele fosse uma santidade! Me poupe vai! Ele conseguiu uma proeza dessa vez, lançar uma candidata AVATAR nuncas antes havia acontecido isso na história deste país, pq a Dilma não existe tanto em termos biográficos como em propostas também! Porém fiquei sabendo do povo que frequenta esse chiqueiro dos partidos que o PMDB irá governar metade do país ou seja a fatia do PT ainda será dividida com os partidos menores que o apoiaram, o governo será de forma sútil do PMDB Michel Temer e Sarney é essa corja que os brasileiros querem no poder!

Andre Mansim disse...

Amigo, em quem o povo vai votar?
Na Dilma que ninguém sabe de onde beio e nem pra onde vai, ou para o Lula que aparece no horário político pedindo votos?
E depois da eleição, quem vai assumir?
Tá tudo errado.
Meu blog trata do mesmo assunto, passa lá!

http://amansim.blogspot.com/

Diogo de Castro disse...

Isso é resultado do trabalho que ele tem feito pelo país, as pessoas num vão votar na Dilma SIMPLESMENTE por ela ser candidata dele, como o amigo lá em cima falou, e sim pela lógica, se o governo Lula foi bom para o Brasil, sem dúvida Dilma, apoiada pelo mesmo, dará continuidade ao que já foi iniciado.

Blog 100 CATEGORIA: Por Diogo de Castro

TH disse...

Eu ouvi tanto muita gente dizer que Lula não conseguiria chegar ao poder, que depois da terceira tentativa - em 98, ele deveria desistir e que não tinha força suficiente pra chegar lá. Não só teve como será o mais longo mandato já cumprido - estendendo-se na era Dilma.
Lula tem força sim...mais do que todos pensam. Lamento muito ter me desiludido com o PT no seu primeiro mandato, mas não se pode negar a força que o presidente ostenta perante os brasileiros...

www.enthulho.blogspot.com

Anônimo disse...

lula foi o melhor governo que o brasil ja teve e ainda tem gente que abre a boca pra falar besteira dele... affes!!!!

http://niddotiras.blogspot.com/

Leandro Ferreira disse...

Lula foi o melhor governo que o Brasil já teve (2), mas não tivemos grandes exemplos para colocar a sentença como um grande merito

mas ele pegou o Brasil em uma grande crise financeira e deixou ela tranquila por 8 anos e fez melhorias visiveis para os mais pobres do pais...portanto, foi um belo governo sim

http://leandroferreirao.blogspot.com/

Fabrício Bezerra disse...

Vixe,com os comentários acima eu vou ter que comentar bem pra não poder pagar mico.


*o Lula foi um dos melhores presidentes que o brasil já teve,isso até os rivais admitem.Por isso ele é tão popular e não importa que ele indica ,as pessoas fanáticas por ele votam.

Mas com certeza,Como TODO político ele pressiona e engana as pessoas.

Franciele Valadão disse...

Não entendo nada de política, então nem sei o que comentar. ;s

P. Florindo disse...

Uma coisa que notei nas últimas eleições é que se um governante anterior ainda tiver uma aprovação da massa, não importa muito se o político indicado pelo partido para sucedê-lo é forte ou não: ele ganha força. Por exemplo, o Lula ainda tem a aprovação da maioria da população e o fato de ele apoiar a Dilma é uma ajuda e tanto.

Mas eu diria que não é só o apoio de Lula que dá força à candidatura de Dilma: os adversários são fracos. Serra não tem carisma e é apegado demais aos genéricos e ao programa de luta ao vírus HIV. E o que dizer da Marina? Ela foi ministra de algo que os brasileiros ainda tratam como supérfluo: o meio-ambiente.

Mas para falar a verdade, fato é que estamos sem opções para quase todos os cargos. :S

Wil disse...

Só de pensar que um dia eu acreditei no "o cara", ....
Abraço

Unknown disse...

Concordo com sua análise...
O carisma é poderoso sim.. e dita as regras.
;P