sábado, 27 de novembro de 2010

Minha cidade não vai deixar de ser maravilhosa

Sou carioca, nascido e criado nessa cidade. Minha cidade não vai deixar de ser maravilhosa.

O momento que vivemos é triste, mas é maior que nunca a esperança de que estejamos vivendo um divisor de águas.

Como diria o Lula, nunca antes na história desta cidade vimos o Estado, a mídia e a sociedade, todos juntos na busca do maior bem comum: A PAZ! Nem que para isso, antes venha a guerra.

Espero que possamos ressurgir desse episódio, mais fortes, cientes de qual caminho devemos seguir e com uma sociedade mais digna da beleza singular que Deus lhe concedeu.

Mas eu conheço bem os dois lados do meu Rio. Uma beleza que orgulha, e a violência que entristece.

É bem fato que tudo que estamos vivendo se deve ao descaso do passado. Se tivessemos tocado o sonho educacional de Brizola, de repente hoje não precisássemos passar por isso. Nem todos aqueles bandidos, são bandidos de fato. Muitos, até mesmo a maioria, são circustancionais.

Vendo na TV que está sendo dada a eles a oportunidade de rendição, fico a sonhar como seria bonito se todos eles viessem ladeira abaixo, unidos, dizendo que não iriam mais penalizar a sociedade. Que iriam cumprir suas dívidas e depois serem pessoas livres. Seria a vitória da PAZ!

Uma pena que não será assim. Com certeza teremos sangue, com certeza veremos mortes. E o pior haverá vítimas que não escolheram esse caminho. Pessoas que são trabalhadoras e que passam pelo que não deveriam passar.

A falta de oportunidades, de estudo, de uma família estruturada não exime a responsabilidade deles (bandidos) com suas próprias vidas. É difícil, mas eu bem sei que cada um pode fazer o seu destino. Vim de favela, sei que pode-se permanecer com o coração limpo. Vi muitos colegas morrerem, vi mães perderem seus filhos, mas também vejo muita gente vencer!

Só que é preciso ter coragem pra vencer de forma limpa.

Apesar de tudo isso, somos um povo sem igual. Aqui, todos são bem recebidos. Afinal, somos a cidade mais sorridente do mundo! Até o nosso Cristo está de braços abertos, pra abençoar quem chega.

Nossa cidade vai passar por mais essa, continuará sendo cartão postal do mundo. Mas pelo menos agora podemos ter a esperança que ela será uma cidade melhor para quem a merece: Os Cariocas.

O Vídeo é uma forma de tentar explicar o que sentimos pela nossa cidade!


8 comentários:

Unknown disse...

MUITO BOM! APOSTO QUE COM ESSA AÇÃO NOSSA POLÍCIA SERÁ MAIS EFICAZ E NOSSO POVO MAIS CONFIANTE, POIS SOMOS MAIS DO QUE HABITANTES DESSA CIDADE TÃO MARAVILHOSA.
" SOMOS RESPONSÁVEIS POR ESSA MARAVILHA"

ABRAÇÃO DANIEL

Lenivaldo Silva disse...

Não. O Rio não deixará de ser maravilhoso. Seria realmente bonito a rendição. Mas eles não o fazem, por que já estão presos alí. As drogas os impedem de seres cidadãos de bens.
Não culpo todos por estarem lá, também acredito nas circunstãncias. Parece fácil ser "direito" convivendo com pessoas "direitas", mas difícil mesmo é ser bonzinho onde tem gente fazendo coisa errada 24h por dia.

Anônimo disse...

Nossa Daniel, tirou daqui o que eu ia te dizer! O Rio só vai engrandecer, depois dessa vai virar além de cidade maravilhosa, também cidade da paz!

Quer trocar de link comigo?

Beijos e fica com Deus!

Inês

mulherices disse...

Olá,

"Com certeza teremos sangue, com certeza veremos mortes. E o pior haverá vítimas que não escolheram esse caminho. Pessoas que são trabalhadoras e que passam pelo que não deveriam passar."

Pensando no Rio, só rezo pelos civis inocentes, e mentalizo o que houver de melhor para que os próximos anos e eventos só aliviem um momento que ainda é de dor e angústia, infelizmente. Força aos cariocas!

Um beijo,
@karilima
do Mulherices
http://mulherices2009.blogspot.com/2010/11/se-eu-fosse-presidenta.html

P. Florindo disse...

O problema é que a "solução" para a violência no RJ vai esbarrar nos interesses de políticos ligados ao tráfico de drogas e, não duvido também, de empresas de segurança particular.

Miscelânea Quântica disse...

Concordo que faltou e ainda falta investimento na educação, mas foi exatamente na época do Brizola, quando não havia nenhum tipo de represália aos traficantes, que esses bandidos se fortaleceram e tudo começou... Agora o importante é não deixar os erros do passado se repetirem e todos nos unirmos em prol de um Rio melhor!

Unknown disse...

http://www.naoesexo.blogspot.com

Problema geral é político, seguranda e educação deveriam estar de mãos dadas na base de todo o Brasil e não só do RJ, o Rio ainda sem com certeza suas belezas!
Mas está sendo como sempre foi, índios morreram, negros morreram, agora são os bandidos que teem de morrer, tudo se ajeita!

http://www.naoesexo.blogspot.com

Barbara Nonato disse...

Também acredito (e quero) um Rio mais humano, onde as pessoas contabilizem mais vitórias que fracassos. Um dia a gente chega lá!

Feliz Natal.