quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um mundo de fome e Riqueza

O noticiário dessa semana mostra o quanto ainda somos um mundo de contrastes. E neste caso, referindo-se a um sentido totalmente negativo.

Apesar de termos reduzido a miséria humana, ainda somos um mundo onde 16% da população não tem o que comer. Segundo a Onu, temos 925 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O site desnutrição.org explica que desnutrição está ligada a condições mínimas de existência humana. Ou seja, 16% da nossa população mundial é composta por pessoas que passam fome, ou comem num ritmo e com uma dieta alimentar, que fatalmente os levarão a mote.

Vergonhoso para um mundo que acabou de sair de um crise mundial com mais milionários que antes dela. Nas mãos, ou melhor, nos cofres de apenas 10 pessoas, há uma mega fortuna de 342 BILHÕES DE DÓLARES, enquanto no prato de 925 MILHÕES de pessoas, não há o que comer.

Queria escrever um post menos alarmista sobre isso, mas o contraste chega a ser um abuso sem fim. Não dá para entender que 10 pessoas no mundo tenham o suficiente para manter mais de 1000 gerações deles enquanto 16% das pessoas estão propensas a morrer de fome ou em conseqüência dela.

E para aumentar o contraste, quem lidera o ranking de miseráveis nem são os africanos, mas a nova toda poderosa China. A mesma China que, neste ano, ultrapassou o Japão e tornou-se a segunda maior riqueza do planeta, é o pais que mais tem miseráveis.

A boa notícia para o nosso país, é que pelo segundo ano consecutivo somos o país que liderou mundialmente o combate a fome. É importante saber que mesmo a China seja a campeã em miséria, somos nós, os BIRCs (composto pelos países em desenvolvimento Brasil, Índia, Rússia e China) que estamos liderando o combatendo a fome.

Interessante perceber o mundo que vivemos... Acabamos de passar por uma crise sem precedentes, onde foi exigida ajuda total de todos os governos e saímos dela com a concentração de riqueza no planeta maior que antes?

Assim fica claro que os poderosos é que tinham medo da crise. Eles pressionaram os governos e de tal modo conduziram todo o processo a ponto de fugirem da marolinha mais fortes e endinheirados. Tudo bancado pelo financiamento público, claro!

Enfim, tinha um monte de outros assuntos para pautar, mas quem tem fome tem pressa! Por isso, pensem bem nessas eleições e cuidado para não estarem olhando apenas para seus próprios umbigos enquanto tem milhões de pessoas morrendo por aí!

ps.: Foto by google images.

32 comentários:

Loverocklive disse...

Fome é realmente algo que sofremos e é duro falar mas não vamos combater tão fácil.

Ana Carolina disse...

Você disse em um trecho que queria fazer um post menos alarmista , mas um assunto como esse não tem como não ser alarmista!
acabamos nos fechando em nossos problemas banais enquanto "enquanto no prato de 925 MILHÕES de pessoas, não há o que comer."
seria utopia demais dizer que podemos mudar o mundo , mas acredito nessa utopia e o primeiro passo vem agora nas eleições ... que ao contrário do que a maioria pensa é muito importante ,grande base para uma grande mudança
parabéns pelo blog e por abordar esse assunto tão importante e esquecido :/

Pedro Sombra disse...

É triste ver que há tantas pessoas com fome no mundo, porém, é com felicidade saber que pelo menos no nosso país, o Brasil, o governo atual conseguiu diminuir bastante a fome. Nesses 8 anos de governo, é inegável o que foi feito e que ainda está sendo feito. Certa vez, numa entrevista, a Marina Silva disse que disperdiçamos alimentos o suficientes para alimentar milhões. Mas se eu deixo de comprar um requeijão, o requeijão será mandado para a áfrica? Creio eu que não.

Abraços,
http://coolercheio.blogspot.com/

Equipe Mikael Moraes disse...

é... o mundo melhorou bastante. não é exagero dizer que da idade antiga até boa parte da moderna o mundo tinha de 80 a 40% de famintos.

mas podemos melhorar mais

parabéns pelo blog, muito bem montado e trabalhado. visite o nsso e comente tmbm... assim criamos uma rede blog solidária

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Fabiano disse...

Daniel,
Seu post é brilhante.
É obvio que a miséria é algo que traz benefícios para os governos. Como conseguir dinheiro de órgãos governamentais ou não para tentar solucionar esse problema. Na verdade acho que a pobreza e a miséria jamais irão acabar. Lamentavelmente.

Anônimo disse...

Por que será que não surpreendo com os contrastes sociais na China?

Francorebel.

MickaellyAraújo disse...

NOSSA Daniel que blog!
matérias fantásticas, muito bem expostas
fiquei impressionada com tanta coisa legal e interessante.
Parabéens pelo blog
virei sempre aquii
Beijão ;*

Wil disse...

A imagem por sí só já diz tudo. Ontem mesmo publiquei no meu blog algo semelhante, só que em relação às guerras.
Abraço

Leticia Loureiro disse...

muito bom o ponto de vista. Adorei o blog, estarei sempre por aqui.
Beijos

PerpLife - PerLusion disse...

Enquanto uns concentram a maior parte do domínio público (todas as riquezas), outros , nada. Como sempre, apesar de sairmos mais 'poderosos' da crise, isso só mudou a vida dessa pequena parcela. O resto continua passando fome.
Triste..

Suzana disse...

Fantastico o post.
Tristemente digo que é a realidade do mundo hoje.

Bero disse...

Muito bom o blog estou seguindo .



http://blogbero.blogspot.com/

Anônimo disse...

MUITO BOM! Apreciei muito a postagem!
Um dia desses estava pensando isso...enquanto jovens querem mais e mais tecnologia, o último celular, a camisa de tal marca só para ter, há milhões de pessoas que não tem nem o que comer! É uma oportunidade para pensarmos, que nossa vida é boa!
A situação é muito triste!
Parabéns pelo blog!
Sucesso!

Victor disse...

Ótimo assunto a ser discustido... Parabéns pelo ótimo blog :D

[]'s

Miilena Cazumbá disse...

Bom texto! contrastes como esse são meio dificies de entender...ano de mudar neh...sucesso ai...passa lá>
http://mikzumba.blogspot.com/

Luiz Paulo disse...

Excelente texto, pena que não estou entre as 10 pessoas, e ainda bem que nao estou entre as 925 milhões..
assunto polêmico, rende pauta..
mt bom.

MBM Edit disse...

Concordo plenamente com cada vírgula dessa postagem. Parece radicalismo meu, mas esse sistema capistalista é um câncer. E nosso sociedade ignora e despreza pobreza com uma facilidade tão cretina, que me revolta.

Leandro Ferreira disse...

Fome é algo inaceitavel pra qualquer pais...mas enquanto muitos pessam que amar ao próximo é só amar o que tá sempre ao lado e não todos os próximos da humanidade...a fome vai continuar =/

http://leandroferreirao.blogspot.com/

Palomah Pereira Lavigne disse...

É...e isso é porque o mundo, o Brasil está melhorando essa situação, mais a situação ainda está feia, infelizmente =/
Valeu pelo comentário em meu blog *-*

Guri do Celeiro disse...

Isso é uma realidade DO MUNDO mas é triste ver uma coisa dessa . Muito bom o post



Http://pialoko.blogspot.com

Danilo Arlindo disse...

gostei do texto , beme scrito e socialmente responsável. Daniel , o texto para voce entender mais sobre o que eu escrevi ta no blo: lucros e dividendos.blogspot.com

se quiser trocar banners , podemos fazer isso tb , aguardo resposta. abraco.

Laura Ribeiro disse...

Ah a fome... Considerar as propostas dos candidatos nesse quesito é um diferencial único. Seria maravilhoso se todos pudessem pensar assim...

Bruno Moura disse...

bacana...

http://floresdeplasticos.blogspot.com/

Unknown disse...

Infelizmente este é um quadro sem prognósticos rápidos de melhora... A ganância e postura humana acba gerando esta situação... seja pelo comodismo, seja pela política adotada, a visão já imposta..
Belo post!
;D

Anônimo disse...

O Governo alimenta o seu gado, enquanto a educação vai pelo ralo.
O Brasil ainda tem muita coisa para melhorar, e não se engane com estatísticas, sempre tem as "margens" de erro. :)

palavras ao vento disse...

postagem forte...algo inadmissível ver tantas pessoas passando fome...e quem tem o poder não faz nada....

Line ;) disse...

concordo com você :D
adorei seu blog e estou seguindo

http://linepicoli.blogspot.com/

Ítalo Richard disse...

É relamente lamentável que milhares de pessoas no mundo ainda tenham que passar fome, mas essa é a realidade e precisamos trabalhar cada vez mais para combaté-la.

abraço e parabéns pela abordagem do assunto.

www.todososouvidos.blogspot.com

Silvana Santos disse...

Isso tudo é a nossa realidade, digo nossa porque temos a nossa parcela por tudo que está aí. Me dói ver tanto sofrimento, crianças famintas entre tantas outras coisas.. Avançamos na informatização, robôs, já fomos à lua, mas não conquistamos o principal: amor ao próximo.Podemos ser uma pessoa digna, com caráter, que não fique olhando para o próprio umbigo. Parabéns pelo seu blog. Abraços. Sil.

Julis disse...

Fome é um coisa triste demais! É revoltante ver pessoas com tanto e outras com tão pouco, e ainda assim muitos governantes continuam passando a mão em nosso dinheiro sem pensar nas pessoas que precisam realmente do mesmo. Sem pensar mas pessoas que precisam sobreviver!
Não acredito que podemos mudar o mundo, mas acredito que podemos mudar algo que está em nossa volta e ao alcançe do nosso olhar.
Amei seu blog! Beijos, Julis.

Anônimo disse...

Enquanto isso tem candidato gastando R$ 157 milhões em propaganda...

Unknown disse...

Hoje, Dias das Crianças. Um contraste ante a dura realidade..