segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dado Vence e Record triunfa com A Fazenda

dado-286x320 A noite do último domingo provou que realmente a Record está aprendendo a fazer “Uma TV de Primeira”. Logo no filão que se tornou expertise da Globo, a emissora do Bispo mostrou que pode bater um bolão e fechou com chave de ouro seu reality rural em primeiro lugar de audiência.

Dado Dolabella se consagrou campeão por unanimidade (86% dos votos do público). Ele foi 8 vezes para a Roça, como chamam o dia de Eliminação na Fazenda, arrumou uma companheira na Roqueira Danni Carlos, e juntos eles tiraram quem ousou passar pelo caminho deles. Sem dúvida campeões na preferência do público.

Com celebridades de segunda, a Record mostrou a força de um produto bem elaborado, capaz até de alçar a fama desses que estavam na segunda linha dos artistas. Pode ter ainda quem não conheça a Danni Souza, mas antes disso, menos ainda sabiamos quem era aquela por trás da folhas Samambaia, do Pânico na TV.

a-fazenda-21 O ponto auto da bela produção do programa foram as provas do Desafio Semanal. Muito bem elaboradas, a produção do programa soube usar todo o imenso espaço da fazenda para criar provas criativas e desafiadoras. Todo o adereço, toda ornamentação do local criava o clima necessário para a prova. A mais fantástica - digo espetacular – foi a do Gelo. Desde a saída da sede, os participantes viram espuma caindo do telhado, para lembrar neve, bonecos de gelo, uma pista de sky com mais de 20 metros, tudo criando um clima bem integrado a prova que se sucederia.

O apresentador Britto junior, ao contrário de seu concorrente Bial, algumas vezes chegou a demonstrar seu favoritismo pelo Carlinhos e sua “pinima” com Dado. Mas sua condução não chegou a comprometer e promete ser um segundo Bial, que tem o BBB na sua mão, na concorrente platinada.

Me lembro que no início da produção do programa a Record chegou a ter problema para fechar as cotas de patrocínio mais caras. Os grandes anunciantes não tinham certeza do sucesso da empreitada. Também puderá, até bem próximo da estréia ainda não se tinha certeza dos participantes e circulava na imprensa uma lista imensa de pessoas que recusaram o convite para a empreitada.

globo_contra_record Mas o problema foi superado com louvor, cada uma das provas ou festas tinham patrocinadores fortes no segumento de telefonia, automóveis, bebiba, energia, bancário e higiene. Foram tantas as empresas que se juntaram A Fazenda que a emissora já está louca para lançar a 2ª Edição do programa, e faturar alto dessa vez, com a prova de que seu produto tras audiência. E provavelmente subirá o nível estelar dos próximos participantes. A muita gente famosa que está sonhando em fazer da Fazenda seu trambolim, assim como Dado, que usou o reality para limpar sua imagem de encrenqueiro, fazendo o tempo todo a linha boa-praça, apesar de ter arrumado muita briga lá.

No final, o programa foi uma boa investida da Record em seu projeto de se consolidar como alternativa perante a toda poderosa Globo. Em tempos nos quais suas novelas não estão mais causando o impacto que causavam até Chamas da Vida acabar, A Fazenda salvou os indices de audiência da Record e a colocou novamente pela briga para um dia chegar ao primeiro lugar de fato, No Limite que o diga…

2 comentários:

Plínio disse...

eu não curto esses programas estilo Fazenda, BBB, etc... acho ridiculo

mas, a Record mandou bem no programa, conseguiu boas audiencias e tal...
agora é aguentar uma provavel 2º edição... rs

OBS:
passa lá no blog, tem post novo
http://jornaleirodeplantao.blogspot.com/

Leandro Rocha disse...

Mais um capítulo na guerra pela hegemonia midiática...
O próximo reality será entre os diretores das emissoras e se chamará "No limite das acusações".

Ah! Saiu a terceira parte do conto "Bem Vindo ao Hotel Califórnia" no Surto Coletivo.
(http://surtocoletivo.wordpress.com/)