domingo, 18 de outubro de 2009

Rio, Nossa Maravilhosa e Perigosa Cidade

Somos a Cidade Maravilhosa. Cantada em verso e prosa e abençoada por uma das novas 7 maravilhas do mundo. Nosso povo é - comprovadamente - o mais alegre do mundo. Nossas praias, nossa geografia, nossos corpos bronzeados... Tudo isso encanta o restante do mundo e faz da gente um dos cartões postais mais fascinantes do planeta. Somos a vitrine de um novo Brasil. País esse que almeja mais espaço na política mundial. Afinal, em breve seremos palco da final de uma copa do mundo e sede de jogos olímpicos.

Pena que todas essas coisas boas contrastam com a nossa realidade social. Somos uma cidade angustiada. Aquela que ao mesmo tempo que é premiada internacionalmente também ganha como prêmio diversas balas perdidas. Balas que acham típicos cariocas que nada tinham a ver com o motivo do disparo.

Uma cidade onde o tudo está muito próximo do nada. Onde cada esquina da periferia representa um grande risco para a sua vida. Eles estão por ali, e se não lhe reconhecerem algo pode sair muito errado.

Hoje ocorreu um fato que já era previsível. Com poder bélico tão grande, apenas o respeito impedia-os de tomar tal atitude. Mas esse respeito foi por ladeira abaixo. Mostrou-se quem realmente está no comando.

A0 menos a TV finalmente parou de nos acusar de queimar ônibus em protesto. Isso não é a população que faz. Não o legítimo carioca, um dos tantos que lutam diariamente com ônibus lotado, trem precário, metro insuficiente e baixos salários.

Nosso crime está muito organizado. Seja dentro das comunidades, nas mansões do asfalto e em todas as esferas corruptíveis... Só quem ainda não se organizou é o carioca. Esse acostumou-se a viver de altos e baixos, assim como sua geografia. Convivendo com grandes momentos como a eleição para 2016 e péssimos, como os de hoje. O início foi o abate de um helicóptero, mas essa guerra está longe de acabar.

Pena não termos apenas boas notícias dessa cidade que s0nho em ver maravilhosa.


14 comentários:

Pedro Prado disse...

Heeeey...Legal seu blog
Falando de nossos assuntos.......Te seguindo
=)

alexandre viola disse...

adorei e blog estou ate seguindo ^^

Marcus disse...

Sou paulista e a imagem que tenho, e muitas outras pessoas, é que o Rio é uma cidade dividida, aonde tem uma população muito rica e a outra muito pobre, aonde tem uma parte uma cidade maravilhosa, com praias e muitos pontos turisticos, e a outra uma cidade podre, aonde tem muita sujeira e muita violência, posso estar errado, mas não sei se isso vai melhorar até os jogos, esperamos que sim!

Unknown disse...

Assisti, essa foi phoda bagaraio mesmo...

Uacht!
http://dadonanet.blogspot.com

Théo Borges disse...

a violencia ai no Rio sempre me chamou a atenção, como pode ser chamada de cidade maravilhosa com tanta violencia. por mais que seja bela, se nao há tranquilidade, essa beleza cai por terra...
ainda nao tive a oportunidade de conhecer, mas tenho muita vontade...

excelente blog! parabens!
estou seguindo a partir de agora!

visite-me tbm: www.leituraopinativa.blogspot.com

Anônimo disse...

Disse tudo. :(
É triste os índices de violência no Rio.
Não sei se é tão "maravilhoso" assim.
Abraços.

Anônimo disse...

Desculpe, mas eu tenho certeza que comentei no seu blog.
Talvez houve erro na hora da postagem!

Eu tinha comentado que eu gosto do RJ, apesar de nunca ter visitado os lugares mais perigosos..

Um beijo, e desculpe o rolo.

Arnek disse...

Acho que isso serviu de exemplo para o a prefeitura e as autoridades , botarem o pé no chão , e melhorar tudo o que tem que ser melhorado o mais rápido possivel

Millena disse...

Quando vi as imagens pensei o que será as olimpíadas.
Espero que possamos melhorar um pouco até lá.

Aqui tem Pilates disse...

POr ai ja da pra imagina como que vai ser as olimpiadas...

Rapha disse...

é uma pena o rio ser assim tão violento falta trabalhar mais no social e segurança do nosso pais.

anonimo de salvador disse...

eu ainda tô procurando onde está "a maravilha" tão falada, do rio de janeiro. achoq deve estar dentro dos morros.

Cristiano Contreiras disse...

Gostei do tom e conceito do blog, te sigo! abraço

Anônimo disse...

Precisamos mobilizar as mídias, as pessoas em geral no Brasil para um ato de repúdio à violência. Somos vítimas da nossa passividade diante dos problemas e de nossa tolerância com o crime organizado... Somos reféns da nossa inconsciência.
Educação já... Precisamos investir naquilo que mais falta ao povo brasileiro: educação.